Skip to main content

Alguns Benefícios do Chá Verde que Poucos Conhecem

Você gostaria de conhecer uma maneira de proteger o coração, cérebro, ossos, os olhos, tudo isso ao mesmo tempo também melhorando o seu humor, resistência, pele e cintura?

Bem, o chá verde pode fazer esse sonho se tornar realidade!

Mesmo tendo ganhado popularidade dominante no mundo ocidental apenas nas últimas duas décadas, o chá verde já é apreciado há milhares de anos na China e em outras partes da Ásia, conhecido como “bebida da cura”.

O chá verde é feito da mesma planta do chá preto, mas a forma como são processadas as folhas, é que dá o sabor e a variedade verde, além de seus benefícios medicinais.

O fato de se encontrar exposta a oxigênio mínima após a colheita significa que o chá verde é rico em catequinas (alguns dos antioxidantes mais potentes e benéficos) e em epigalocatequina galato, que é um destruidor potente de radicais livres do organismo.

Estes radicais livres combatidos contribuem para muitas doenças além do processo de envelhecimento, o que torna os benefícios do chá verde ainda mais incríveis.

Eu decidi fazer uma pesquisa mais profunda sobre o chá verde e ver se ele faz jus à sua fama. O que eu encontrei foram estudos convincentes e resultados impressionantes.

Continue com a leitura desse texto para que você possa descobrir algumas das razões pelas quais você precisa adicionar o chá verde na sua dieta diária:

Ajudar a prevenir o câncer

Muitos estudos examinaram a fundo o chá verde, como um meio de reduzir o risco de diferentes tipos de câncer, incluindo os de cólon, do fígado, de mama, bexiga, estômago, próstata e pâncreas.

Embora sejam necessários mais estudos, alguns resultados foram muito promissores:

  • Um estudo entre quase 70.000 mulheres, sugere que o consumo regular de chá verde pode reduzir câncer colorretal em 57%;
  • O chá verde também pôde ser associado com uma diminuição de 48% no risco de câncer da próstata avançado, com base num estudo de quase 50.000 homens, em um período de 11 a 14 anos;
  • Além disso, cientistas de alimentos da Penn State, conceituada Universidade Estadual da Pensilvânia, descobriram um composto no chá verde que pode ajudar a destruir o câncer de boca;
  • A Clínica Mayo, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares localizadas em três metrópoles dos Estados Unidos, afirmou que um extrato do chá verde tem se mostrado muito promissor no tratamento da leucemia linfocítica crônica;
  • Em um período de nove anos, mais de 8.500 japoneses foram estudados em relação ao risco do câncer. O resultado foi que consumir chá verde reduziu significativamente a incidência de câncer, especialmente entre as mulheres que consomem mais de 10 copos por dia.

E uma dica importante, se você adicionar porções de suco de frutas cítricas no chá verde, os efeitos de antioxidantes serão ainda maiores, pois líquidos cítricos contribuem para que as catequinas, fitonutriente de forte ação antioxidante, seja mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

Lendo isso, eu não consigo pensar em uma maneira melhor de começar o dia do que com uma xícara desta bebida saudável, servida com uma colher de limão.

Promovendo uma melhor saúde do cérebro

O chá verde contém L-teanina, um aminoácido que tem propriedades psicoativas, o que significa que pode ter um impacto em sua função cerebral.

Juntamente com a cafeína, a qual o chá verde contém quantidades moderadas, os efeitos da L-teanina são ainda mais reforçados.

Um estudo realizado no Japão mostrou que beber pelo menos duas xícaras de chá verde todos os dias, está ligado a uma diminuição do risco no comprometimento cognitivo.

Além do mais, o chá verde foi recomendado para diminuir o risco de demência e proteger contra os efeitos nocivos de doenças como Parkinson e Alzheimer.

L-teanina também foi recomendada para ajudar a melhorar a aprendizagem e capacidade de resolver problemas. Então, sempre que fico com dúvidas naquelas revistinhas de palavras cruzadas, tomo uma xícara de chá verde e a mente flui, esse é o meu truque.

Prevenir ou controlar o diabetes

Pessoas com diabetes têm problemas de metabolização do açúcar. É aí que o chá verde pode vir a calhar, uma vez que, naturalmente, ele aumenta o metabolismo. Por isso, ele pode ajudar as pessoas com diabetes do tipo 2 a metabolizar melhor o açúcar.

Os polifenóis (um tipo de antioxidante) no chá verde ajudam a controlar a glicose, o que ajuda a prevenir ou controlar diabetes tipo 2.

Um outro estudo de mais de 17.000 pessoas mostrou que o consumo de 6 ou mais xícaras de chá verde por dia, pôde ser associado com a redução do risco de contrair a diabetes tipo 2.

Com a diabetes do tipo 2 representa 95% de todos os casos de diabetes, e que continua em ascensão em todo o mundo, eu definitivamente vou adicionar o chá verde na minha rotina diária.

Desfrute de Saúde Cardiovascular

Eu acredito firmemente atividades físicas regulares e uma dieta saudável são essenciais para uma boa saúde do coração, e que também não há substituto ideal para isso.

Porém, eu também acho que não há mal nenhum em estudar mais alternativas quando se trata de proteger o órgão mais importante do corpo humano.

O chá verde é reivindicado como uma ferramenta útil na manutenção da saúde do coração.

The American Heart Association, umas das maiores associações de tratamento dos Estados Unidos, afirma que as pessoas que consomem chás ou chá verde todos os dias, têm uma diminuição de 20% a 30% no risco de sofrer acidente vascular cerebral do que aqueles que raramente consomem essas bebidas.

Ele também foi recomendado para manter o coração saudável, assim, alongando ainda mais a vida.

Eu não sei você, mas isso certamente me convence a querer tomar chá verde todos os dias!

Controlar o estresse, ansiedade e depressão

Ultimamente, com todas as notícias que vemos nos jornais, nossas vidas estão definitivamente ficando mais e mais estressantes.

Como mencionei anteriormente, o chá verde contém L-teanina.

Além de proteger contra certas condições neurológicas, ele também possui efeitos na antiansiedade. Ela aumenta os níveis de dopamina e também um ácido chamado GABA, sendo que ambos têm um efeito positivo sobre o nosso humor.

Estudos têm mostrado que os polifenois do chá verde tem a função de ser um antidepressivo natural, e pode ajudar a combater os sintomas de depressão. Os benefícios do chá verde também têm sido associados na redução do sofrimento psíquico.

Então, da próxima vez que você estiver sobrecarregado ou estressado, talvez porque você perdeu um prazo importante no trabalho, ou a babá cancelou em cima da hora, ou sofrer com um indigesto e gorduroso pedaço de pizza, basta pegar uma chaleira e relaxar com uma xícara de chá verde.

Queimar gordura e perder peso

E se eu lhe disse que existe uma maneira de reduzir a gordura corporal sem quaisquer alterações no estilo de vida?

Você certamente pensaria que sou louco, certo? Bem, uma pesquisa comprovou o que acabei de dizer…

Ao ingerir continuamente catequinas, exatamente os encontrados no chá verde, homens e mulheres conseguiram reduzir gordura corporal, níveis de colesterol e a pressão arterial, sem precisar alterar sua dieta ou rotina de exercícios.

No entanto, o estudo utilizou um extrato de chá verde, que foi significativamente maior em catequinas do que um copo padrão de chá.

Dito isto, os estudos na Tailândia e no Japão têm mostrado resultados promissores semelhantes, apenas adicionando o chá às dietas dos participantes.

Além disso, o consumo de chá verde foi indicado para aumentar a perda de gordura abdominal, em parceria com o exercício.

Tendo em conta estes resultados positivos, eu definitivamente vou recomendar para todos tentarem o chá verde, aliado com com uma dieta saudável e com uma rotina regular de exercícios físicos, para perder de vez aquela gordurinha chata da barriga.

Na verdade, eu já perdi!

Passe a consumir chá verde com suco de frutas cítricas, o emagrecimento é realmente surpreendente. Você vai começar a perder quilos em pouco tempo.

Aumentar a energia e a Resistência

As bebidas esportivas são carregadas de açúcar, e você deve evitá-las ao máximo. Se você está procurando uma bebida pré-treino, o chá verde pode oferecer uma energia natural.

Enquanto a cafeína no chá vai dar-lhe uma energia imediata, as catequinas têm sido muito eficientes para melhorar a capacidade de resistência e ajudar a prevenir a fadiga, a longo prazo.

Os resultados mostram um aumento impressionante de até 24% no desempenho do exercício. Geralmente, é preciso consumir cerca de quatro xícaras por dia durante pelo menos 10 semanas para começar a ver os resultados.

Reduzir níveis de colesterol

Aqueles que sofrem com o colesterol elevado sabem que é difícil e demora muito tempo para tê-lo sobre controle.

A boa notícia é que o chá verde pode ter um impacto significativo sobre os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol LDL (o tipo mau) e não ter nenhum impacto sobre os níveis de HDL (o bom).

Você vai precisar adicionar cerca de 10 copos por dia para obter melhores resultados. Eu não sei sobre você, mas eu não tenho certeza se poderia tomar tanto chá assim por dia.

Pode valer a pena obter algum extrato de chá verde ao invés disso, que as pesquisas mostram também ser eficaz na redução do colesterol.

Apenas certifique-se de manter uma dieta saudável e um plano de exercícios, além de desfrutar os benefícios do chá verde!

Baixar Pressão Arterial

Você sabia que pode sofrer de pressão arterial elevada por anos sem mesmo ter os sintomas? E nesse período ela pode causar muitos danos ao seu corpo.

Um estilo de vida saudável pode evitar tudo isso, além de que o chá verde, rico em antioxidantes, desempenham um papel fundamental na prevenção.

Para redução da pressão arterial, cerca de quatro copos por dia já é o suficiente.

Minha opinião? Tudo que ajude a proteger o coração, o cérebro e os rins dos efeitos negativos da pressão arterial elevada, precisa ser experimentado!

Manter uma boa higiene oral

Como já mencionado, o chá verde pode ajudar a prevenir o câncer de boca.

Mas a lista de benefícios ainda não chegou ao fim.

Graças as habilidades do chá para reduzir a inflamação e combater as bactérias, ele tem sido indicado para ajudar a prevenir a cárie dentária e doenças gengivais.

O chá verde pode também superar balas e chicletes, em um estudo que visa banir o mau hálito, mas com certeza é uma alternativa muito mais saudável do que goma de mascar!

Então, se você acha que as pessoas estão ficando cada vez mais longe de você quando começa a falar, você pode estar sofrendo os efeitos da má higiene oral. Então eu definitivamente recomendo que você tente o chá verde.

Ajuda o sistema imunológico

O antioxidante EGCG no chá verde tem sido apontado em desempenhar um papel vital no apoio do sistema imunológico, bem como suprimir as doenças autoimunes, que podem variar de alergias simples até esclerose múltipla (EM).

Um sistema imunológico saudável significa que você não precisa se preocupar em pegar resfriados ou gripe quando o frio se aproxima, já que seu corpo estará capaz de lutar contra bactérias, vírus e parasitas.

Um estudo de crianças em idade escolar no Japão mostrou que o consumo de um a cinco xícaras de chá verde por dia pode prevenir a infecção do vírus da gripe.

Soa como a vacina contra a gripe, mas muito menos doloroso, certo?

Melhorar a capacidade visual

Minha mãe sempre me disse para comer cenouras para que eu pudesse enxergar melhor! Felizmente, comer o alimento favorito dos coelhos não é a única coisa que você pode fazer para ajudar a manter a sua visão em forma.

Essas catequinas surpreendentes conseguiram novamente. Por causa delas, o chá verde pode ter um impacto positivo sobre a nossa visão também.

Demonstrou ser capaz de penetrar no tecido do olho, estes antioxidantes poderosos são úteis em benéfico da retina, que é o tecido de detecção de luz na parte de trás do olho que ajuda a formar imagens visuais.

O chá verde pode também proteger o olho de glaucoma, como também da formação de catarata, uma das principais causas de deficiência visual nos EUA.

Prevenir ou controlar a artrite

A artrite reumatoide, é uma doença autoimune, que provoca uma inflamação dolorosa das articulações.

Como eu disse anteriormente, os estudos mostraram que o chá verde pode ajudar a suprimir doenças autoimunes, o que significa que você poderia evitar esta doença progressiva desagradável.

Não só isso, mas as qualidades anti-inflamatórias do chá verde significam que quem sofre de artrite pode obter algum alívio da dor, além de apreciar esta bebida reconfortante, junto com um impulso ao seu sistema imunológico comprometido.

Preservar a saúde óssea

A osteoporose é uma condição em que a qualidade e densidade do osso é afetado, e é um grande problema de saúde em pessoas idosas.

Pense em não precisar se preocupar com isso por mais algumas décadas… Bem, eu gosto de cuidar da minha saúde óssea e saúde em geral também… Quanto mais você investir, melhor será o seu futuro…

As pesquisas mostraram uma correlação entre o aumento do consumo de chá verde e uma diminuição nas fraturas, assim como a prevenção da perda óssea relacionada com a idade.

Se você precisa de um pontapé de cafeína no período da manhã, mas quer manter a sua saúde óssea, vale a pena deixar de lado o café e optar pelo chá verde.

Pele brilhante e cabelo saudável

Você não vai apenas se sentir bem interiormente com a adição de chá verde, mas também no exterior, sabia disso?

Será esse o segredo do sucesso da beleza de Gwyneth Paltrow e Jennifer Lopez? Ambas são bebedoras ávidas desta bebida saudável.

Graças aos seus potentes antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, o chá verde pode contribuir para limpar a pele e também mantê-la jovem.

Os antioxidantes são bem conhecidos por combater os sinais de envelhecimento. Também é indicado para proteger a pele contra os raios prejudiciais raios UV.

Além disso, o chá é uma forma barata e eficaz de reduzir as condições de pele oleosa, bem como acne leve e moderada.

Para complementar, ele também é recomendado para a saúde capilar. O antioxidante EGCG encontrado no chá verde foi comprovado que serve para estimular o crescimento do cabelo humano.

O que mais eu preciso saber?

  • Parece que nem todos os chás verdes são iguais. Muitos defensores juram que o Matcha, um chá verde japonês, possui um teor de antioxidantes ainda maior, onde o Doutor Mercola afirma que é 17 vezes maior que de amoras silvestres e 7 vezes maior do que o chocolate escuro! Seja qual for o chá verde que você decidir comprar, eu recomendo fortemente que você opte pelos orgânicos;
  • A fim de obter a ação mais antioxidante do seu chá, tome em grande volume e devagar, (de acordo com este estudo, quanto mais, melhor) e quente, mas não fervente;
  • Evitar esses chás engarrafados comprados em loja, uma vez que pode ter açúcar. Além disso, foi verificado que nos engarrafados, os benefícios das catequinas podem se degradar ao longo do tempo. Leva apenas dois minutos para preparar o seu próprio chá;
  • Enquanto o chá verde contém uma quantidade moderada de cafeína em relação ao café, se você beber bastante dele você pode acabar sentindo os efeitos colaterais. Meu conselho? Comece com uma xícara de chá verde por dia e comece a aumentar gradualmente. Se você sentir efeitos negativos, como ansiedade ou agitação, diminua o volume diário. Faça da forma que funciona melhor para você.

Será que você vai tornar chá verde parte de sua rotina diária?


Quer Mais Conteúdos Direto em Seu e-mail?

Para receber em primeira mão, todos os artigos que forem publicados aqui no meu blog, assine a minha Newsletter abaixo. É gratuito.

* indicates required


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *